Apresentação

O Projeto Ler e Aprender – Educação Infantil foi concebido com o intuito de possibilitar que as crianças sejam pensadores sistêmicos, reflitam sobre seus modelos mentais, aprendam a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros, respeitando as diferenças e diversidades culturais. Nesse processo também estão inseridos os aspectos de socialização, possibilitando a integração de todos, sem qualquer tipo de exclusão.

O eixo do projeto são histórias norteadoras com personagens que brincam e divertem as crianças, ao longo das atividades.

O projeto foi elaborado de acordo com as premissas do Ministério da Educação e Cultura (MEC), relativas ao trabalho com crianças de três a cinco anos.

Projeto Ler e Aprender

O Projeto Ler e Aprender - Educação Infantil é organizado de maneira sistêmica e é integrado pelos seguintes componentes:


Caderno de História e Atividades

Livros integrados estão organizadas histórias paradidáticas inéditas que ressaltam as experiências infantis, levando em consideração a ética, os novos conceitos de família e infância, a diversidade cultural e étnica e a inclusão de pessoas com deficiência. Através da história, será desenvolvida uma série de atividades contextualizadas e que integram os conteúdos referentes à faixa etária. As atividades exploram a criatividade e a reflexão das crianças perante a história citada e o mundo em que vivem.

Caderno Memórias de Criança (3 anos, 4 anos, 5 anos)

É um caderno no qual a criança é narrador-protagonista das histórias e aventuras vivenciadas ao longo do ano, revelando as experiências compartilhadas com os colegas, amigos, sua família e comunidade, em torno dos sentidos produzidos na escola. No final do ano letivo cada criança terá o registro da sua história contada por ela mesma, favorecendo a aproximação entre a criança e os adultos da sua família numa proposta de enriquecimento das relações, resgate das experiências da infância e registro de uma parte tão importante da vida, que poderá contribuir muito para a construção da personalidade e identidade da criança.

Coleção 3 anos

Festa de aniversário

(1º Bimestre)

O livro traz a história norteadora FESTA DE ANIVERSÁRIO, na qual um grupo de amigos se reúne e resolve fazer uma festa de aniversário diferente

Quem quer tomar banho?

(2º Bimestre)

O livro traz a história norteadora QUEM QUER TOMAR BANHO?, na qual Lucas tenta negociar com a sua mãe a entrada no chuveiro, mas é obrigado a tomar banho e acaba descobrindo uma boa sensação.

Folclore brasileiro

(3º Bimestre)

O livro traz a história norteadora FOLCLORE BRASILEIRO, na qual a professora Tânia, explica para os alunos sobre alguns dos personagens do nosso folclore.

Um lobo nem tão mau assim

(4º Bimestre)

O livro traz a história norteadora UM LOBO NEM TÃO MAU ASSIM, na qual a garotinha Manuela conhece a história dos Três Porquinhos e fica incomodada com o julgamento do lobo mau.

Coleção 4 anos

Medo do escuro

(1º Bimestre)

O livro traz a história norteadora MEDO DE ESCURO, na qual Soa é surpreendida por um monstro que vem assustá-la depois que sua mãe lhe conta uma história de terror.

Mas por quê?

(2º Bimestre)

O livro traz a história norteadora MAS POR QUÊ?, na qual Felipe volta cheio de dúvidas e perguntas após uma visita ao zoológico.

Brinquedos trocados

(3º Bimestre)

O livro traz a história norteadora BRINQUEDOS TROCADOS, na qual um grupo de amigos que moram numa vila é surpreendido com a entrega de presentes.

Natal solidário

(4º Bimestre)

O livro traz a história norteadora NATAL SOLIDÁRIO, na qual os primos vão passar o natal na casa da avó. Chegando lá, resolvem ter uma ideia muito generosa com as crianças que não iriam ganhar presentes naquele ano

Coleção 5 anos

Brincando com as palavras

(1º Bimestre)

O livro traz a história norteadora MEDO DE ESCURO, na qual Soa é surpreendida por um monstro que vem assustá-la depois que sua mãe lhe conta uma história de terror.

Mas eu não gosto

(2º Bimestre)

O livro traz a história norteadora MAS POR QUÊ?, na qual Felipe volta cheio de dúvidas e perguntas após uma visita ao zoológico.

Amigo novo

(3º Bimestre)

O livro traz a história norteadora BRINQUEDOS TROCADOS, na qual um grupo de amigos que moram numa vila é surpreendido com a entrega de presentes.

Uma coruja que caiu do céu

(4º Bimestre)

O livro traz a história norteadora NATAL SOLIDÁRIO, na qual os primos vão passar o natal na casa da avó. Chegando lá, resolvem ter uma ideia muito generosa com as crianças que não iriam ganhar presentes naquele ano

Atividades

O livro contém atividades paradidáticas que desenvolvem e estimulam o aprendizado, através de conteúdos de pintura, colagem, associação de imagens, direções, entre outros, que enriquecem e permitem uma dinâmica tanto individual como em grupo. Além de unir a história com as atividades aproximando a criança ao universo imaginário, o livro torna mais fácil compreender e memorizar os conteúdos praticados em sala e explorados em casa, transformando tudo em lembranças registradas no caderno de memórias anual.

O Acompanhamento pedagógico às unidades escolares

O Projeto Ler e Aprender acredita que o processo formativo não se encerra nas atividades de formação continuada presenciais, mas necessita de acompanhamento regular para que as ações de implantação da proposta pedagógica possam sem avaliadas e novos subsídios possam ser apresentados aos professores.

A Articulação escola/família

O Projeto Ler e Aprender conta com o Caderno de Memórias, componente que busca estreitar o vínculo entre escola e família, favorecendo as relações familares e o resgate de sua história de vida, e valorizando as experiências vividas em família.

A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Os materiais propostos pelo Projeto Ler e Aprender contemplam diversos temas, dentre eles a preocupação com a educação ambiental, desde as histórias norteadoras até as atividades desenvolvidas.

Kit Coleção Infantis

O Kit contém 4 Cadernos de Aprendizagem, 1 Caderno Memórias de Criança.