Apresentação do caderno de apoio

Os Cadernos do Projeto Aprender Mais constituem-se como um material de apoio ao trabalho do(a) professor(a) de Ensino Fundamental I, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa) e Matemática, tendo em vista a construção de uma cultura de sentido, de modo que os(as) estudantes produzam significados dos conhecimentos aprendidos na escola e estabeleçam relações entre os conhecimentos estudados e sua vida cotidiana, a partir de propósitos claros de leitura e escrita. A aprendizagem, nestes cadernos, é entendida como um processo de construção que se edica ao longo de um percurso; se sustenta no apoio mútuo entre os membros que integram a comunidade escolar e se caracteriza pela colaboração, interação, pertencimento ao grupo e sentimento de partilha de saberes e experiências.

Componentes

1 - CADERNOS DO PROJETO APRENDER MAIS
Os Cadernos do Projeto Aprender Mais nas áreas de Linguagens (Lingua Portuguesa) e Matemática incorporam aprendizagens relacionadas aos procedimentos de avaliação, por meio de questões inéditas e exclusivas, que seguem as matrizes de referência de cada avaliação oficial do MEC, Provinha e Prova Brasil, contribuindo para a melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da Rede Municipal de Ensino.

2 - AVALIAÇÕES PARA DIAGNÓSTICO DA REDE DE ENSINO
Aplicação de avaliações para diagnóstico das aprendizagens dos estudantes, a fim de obter dados que contribuam para a definição das intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios de aprendizagem apresentados. Os relatórios gerados podem considerar a realidade por escola, suas respectivas turmas, além de apresentar os resultados individuais de cada estudante.

3 - PLATAFORMA VIRTUAL
Portal online com diversas questões específicas dos descritores da Prova Brasil, através da qual os estudantes poderão se autoavaliar, identificando o seu grau de proficiência com resultados ao final de cada simulado praticado no portal.

O Projeto

A Geek Educacional acredita que é possível obter melhores resultados na qualidade da educação, por meio de tecnologias que, de um lado, promovem atividades signicativas, tendo em vista a aprendizagem dos estudantes, e, por outro lado, auxiliam os professores na obtenção de dados precisos sobre o desempenho dos estudantes. O projeto Aprender + colabora na construção de intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios apresentados pelos processo de avaliação, a exemplo da Provinha e da Prova Brasil. O objetivo do Projeto Aprender Mais, para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, é diagnosticar, avaliar e orientar os professores da rede escolar, a partir de dados obtidos com avaliações e uso de materiais didáticos direcionados aos estudantes, tendo em vista a melhoria dos indicadores educacionais e do grau de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

Cadernos do Projeto Aprender Mais Língua Portuguesa

Os Cadernos do Projeto Aprender Mais da área de Linguagens ( Língua Portuguesa) estão organizados em três módulos. A partir do 2º ano, os dois primeiros destinam-se à exploração de diferentes propósitos de leitura e escrita, e o último, denominado Padrões da Escrita, aborda a reflexão sobre aspectos ortográficos da língua.

Cadernos do Projeto Aprender Mais de Matemática

Os Cadernos do Projeto Aprender Mais da área de Matemática estão organizados em três módulos, que contemplam números e operações, pensamento algébrico, espaço e forma, grandezas e medidas, e tratamento da informação.

Plataforma Virtual

A plataforma Aprender Mais conta com mais de 3.000 questões elaboradas de acordo com a matriz da Prova Brasil e SAEB. A plataforma contribui para que os professores possam diagnosticar o grau de proficiência de cada estudante e das suas turmas de modo a viabilizar a definição das intervenções pedagógicas necessárias à superação dos desafios de aprendizagem apresentados.

Avaliações Diagnósticas da Rede de Ensino

Mapeia o grau de proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, auxiliando no processo de ensino e de aprendizagem.
A principal finalidade dessas avaliações é fornecer informações periódicas e comparáveis sobre o grau de proficiência dos estudantes das escolas da rede, visando orientar os gestores no monitoramento e na implementação das políticas voltadas à melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem.

Elaboração das Perguntas

Professores renomados, supervisionados pela nossa equipe, formulam as questões (itens) seguindo a matriz de ompetências da Prova Brasil.

Simulado/Diagnóstico

Avaliação padronizada em larga escala com enfoque diferenciado, utilizando técnicas contemporâneas.
Planejamento, criação, laboração das provas, impressão das provas e cartões de respostas, distribuição das provas, leitura automática dos resultados e coleta das provas

Relatórios/Devolutiva

Avaliação padronizada em larga escala com enfoque diferenciado, utilizando técnicas contemporâneas.
Planejamento, criação, elaboração das provas, impressão das provas e cartões de respostas, distribuição das provas, leitura automática dos resultados e coleta das provas

Análise de Dados

Técnicas estatísticas contemporâneas para avaliar o grau de proficiência dos estudantes.
Avaliamos todos os dados dos estudantes e o comportamento das respostas individualizadas.

Diferenciais

OS CADERNOS DO PROJETO APRENDER MAIS NA ÁREA DE LINGUAGENS

*Contemplam quatro eixos de ensino e aprendizagem: oralidade, leitura, produção de texto escrito e análise linguística, eixos estruturantes de Língua Portuguesa das Diretrizes Curriculares Nacionais/ MEC.

*Concebem a aprendizagem como um direito do(a) estudante, a partir da proposição de sequências didáticas contextualizadas, com propósitos leitores e escritores conectados com os usos sociais da língua escrita.

CADERNOS DO PROJETO APRENDER MAIS NA ÁREA DE MATEMÁTICA

*Apresentam sequências didáticas que possibilitam a construção do conhecimento matemático, concebido como ciência e cultura produzidas pela humanidade ao longo dos tempos, em resposta às necessidades concretas e a desafios próprios dessa construção.

*Promovem situações que possibilitam ao(à) estudante o reconhecimento de regularidades em diversas situações, de diversas naturezas, comparando-as e estabelecendo relações entre elas e as regularidades já conhecidas.

Kit do Aluno

Cada estudante receberá quatro livros por ano, dois por semestre, de acordo com seu ano de escolarização. Para os professores, será entregue o kit completo com todos os cadernos de apoio, com orientações a serem trabalhadas em sala de aula.

Interatividade

Os QR BOOK (ou “códigos QR”) são ícones que, quando lidos por tablets e smartphones, dão acesso a conteúdos pedagógicos digitais. Com esse sistema, os(as) estudantes podem acessar o melhor dos dois mundos – dos materiais impressos e dos materiais digitais oferecidos pelos Cadernos do Projeto Aprender Mais de Língua Portuguesa e Matemática. Para ter acesso a esse dispositivo, basta possuir um smartphone ou tablet com câmera e conexão à internet, e baixar gratuitamente um leitor de QR Code, software que pode ser encontrado em vários sites na internet.